quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Ao sair de férias, não deixe criatórios do Aedes em sua casa


As medidas de combate ao Aedes aegypti devem ser reforçadas nas férias e festas de fim de ano, período em que muitos Teresinenses deixarão a Capital para as festas de fim de ano. Está previsto também, o início das chuvas na nossa região e antes de saírem de suas casas, os moradores devem uma vistoria para eliminar os recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro do mosquito no período que estiverem fora.

Como não existe uma vacina para o Zika, chikungunya ou dengue, ou alguma tecnologia inovadora pronta para ser utilizada imediatamente, a ação mais efetiva é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é importante fazer um grande apelo à sociedade: antes de sair de férias, descarte corretamente latas, garrafas, embalagens de presentes, todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada. Casa vazia não pode servir de criadouro do mosquito.

O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda do apartamento, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança e o prórpio inquilino quando este retornar. É importante verificar se a caixa d’água está vedada, a calha totalmente limpa, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo, entre outras pequenas ações que podem evitar o nascimento do mosquito.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Belo Jardim Alerta Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger